segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011





Os Jogos Pan-Americanos de 2011, oficialmente denominados XVI Jogos Pan-Americanos, serão um evento multiesportivo realizado em Guadalajara, no México, entre os dias 14 e 30 de outubro. Apesar dos Jogos serem sediados em Guadalajara, alguns eventos serão realizados em cidades próximas, como Ciudad Guzmán, Puerto Vallarta, Lagos de Moreno e Tapalpa. Guadalajara foi escolhida para sediar o evento por unanimidade numa eleição realizada em 2006, quando era a única cidade candidata na disputa. Seguindo a tradição da Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA), o governador de Jalisco, Emilio González Márquez, e o então prefeito de Guadalajara, Alfonso Petersen Farah, receberam a bandeira pan-americana durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro.

Os Jogos Pan-Americanos será o maior ev
ento multiesportivo do ano,contando com a participação de cerca de 6.000 atletas de 41 nações em 36 esportes. Tanto os Jogos Pan-Americanos quanto os Jogos Parapan-Americanos de 2011 serão organizados pelo Comitê Organizador dos Pan-Americanos de Guadalajara (COPAG). Esta será a terceira ocasião em que o México sediará uma edição dos Jogos. As edições de 1955 e 1975 ocorreram na Cidade do México. Os Jogos Parapan-Americanos acontecerão 20 dias após o final dos Jogos Pan-Americanos.





A cidade Sede
Após mudar duas vezes de local, a cidade de Guadalajara atual se estabeleceu em definitivo em 1542 e leva o nome da terra natal de seu fundador, o espanhol Nuño de Guzmán. Os cerca de 4,5 milhões de habitantes tornam a metrópole de Guadalajara a segunda maior do México, perdendo apenas para a região metropolitana da Cidade do México, capital do país.



Capital do estado de Jalisco, Guadalajara tem como ponto econômico forte a indústria e a prestação de serviços, setores que contam com grande investimento estrangeiro, principalmente dos Estados Unidos. Além de financeiramente estável, Guadalajara é um importante centro cultural que recebe eventos como o Festival Internacional de Filmes de Guadalajara e a Feira Internacional do Livro. Em 2005, foi eleita a Capital Americana da Cultura em 2005.|

Guadalajara ganhou, em maio de 2006, o direito de sediar os Jogos Pan-Americanos de 2011, após votação unânime da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa). Como curiosidade, a “pérola do oeste”, como é conhecida, foi a única candidata para a vaga de cidade-sede dos Jogos.


O Brasil nos Jogos

O Brasil fez sua melhor participação em Jogos Pan-Americanos na última edição, realizada no Rio de Janeiro, em 2007. Nesta competição, a delegação brasileira foi representada por 659 atletas, que disputaram 41 esportes e ficaram com 157 medalhas, sendo 52 de ouro, 40 de prata e 65 de bronze.

Em outra edição realizada no Brasil, em 1963, em São Paulo, a delegação local ficou em segundo lugar no ranking geral, mas disputou medalhas em 19 esportes, com 385 atletas. Naquela oportunidade, os brasileiros conquistaram 14 ouros, 20 pratas e 18 bronzes.

É no atletismo que o Brasil mais faturou ouros; foram 52. Mas, é no tênis de mesa que um brasileiro conquistou mais medalhas douradas individualmente. Hugo Hoyama tem nove delas, além de uma de prata e outras três de bronze.

O segundo no ranking dos brasileiros que mais faturaram é o nadador Gustavo Borges, que tem oito primeiros lugares. No entanto, Borges tem mais conquistas no quadro geral, 19 no total, com oito pratas e três bronzes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário